Abordagens Teóricas

Abordagens Teóricas

Muito do que sabemos sobre o pensamento e comportamento humano surgiu graças a várias teorias de psicologia. Por exemplo, as teorias comportamentais demonstraram como o condicionamento pode ser utilizado para obter novas informações e comportamentos. Estudantes de psicologia normalmente gastam uma grande quantidade de tempo estudando essas diferentes teorias. Algumas teorias têm caído em desuso, enquanto outros permanecem amplamente aceito, mas todos têm contribuído enormemente para a nossa compreensão do pensamento e do comportamento humano. Ao aprender mais sobre essas teorias, você pode ganhar uma compreensão mais profunda e mais rica do passado de psicologia, presente e futuro.

Teorias comportamentais

Psicologia comportamental, também conhecida como behaviorismo, é uma teoria da aprendizagem baseada na idéia de que todos os comportamentos são adquiridos através de condicionamento. Defendida por psicólogos famosos, como John B. Watson e BF Skinner, teorias comportamentais dominava a psicologia durante a primeira metade do século XX. Hoje, as técnicas comportamentais ainda são amplamente utilizados em ambientes terapêuticos para ajudar os clientes a aprender novas habilidades e comportamentos.

O que é Behaviorismo?
Condicionamento clássico
Como Pavlov descobriu condicionamento clássico
Princípios de condicionamento clássico
Condicionamento operante
Programas de Reforço
O que é a Análise do Comportamento?
Etapas de Mudança
Aversões Taste condicionado
Vídeo: Visão geral do Condicionamento Operante

Teorias cognitivas

Teorias cognitivas da psicologia estão focados em estados internos, como motivação, resolução de problemas, tomada de decisão, pensamento e atenção.

4 As explicações para Forgetting
Atenção
Teoria dissonância cognitiva
O cérebro esquerdo vs. Dominance do cérebro direito
Memória
Organização Perceptiva
Teoria cognitiva
Teorias da inteligência
O que é uma pontuação de QI Genius?
O que é a Psicologia Cognitiva?

 Teorias de desenvolvimento

As teorias do desenvolvimento fornecer uma estrutura para pensar sobre crescimento humano, desenvolvimento e aprendizagem. Se você já se perguntou sobre o que motiva pensamento e comportamento humano, a compreensão dessas teorias podem fornecer informações úteis para os indivíduos ea sociedade.

Teoria do Apego
Teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson
Teoria do desenvolvimento psicossexual de Freud
Teoria do Desenvolvimento Moral de Kohlberg
Estilos parentais
Teoria cognitiva
Vídeo: Quatro estilos parentais
Vídeo: Visão Geral do Desenvolvimento Psicossocial

 Teorias Humanistas

Teorias Psicologia Humanista começou a crescer em popularidade durante a década de 1950. Enquanto as teorias anteriores freqüentemente focadas em comportamento anormal e problemas psicológicos, teorias humanistas em vez enfatizou a bondade fundamental dos seres humanos. Alguns dos principais teóricos humanistas incluem Carl Rogers e Abraham Maslow.

Um olhar mais atento na hierarquia Necessidades
Características de auto-realizados Pessoas
Psicologia Humanista
Hierarquia de necessidades de Maslow
Auto-Realização
Auto-Eficácia
Vídeo: A Hierarquia das Necessidades

Teorias da personalidade

Quase todos os dias temos descrever e avaliar as personalidades das pessoas ao nosso redor. Quer percebamos ou não, estas reflexões diárias sobre como e por que as pessoas se comportam como o fazem são semelhantes ao que personalidade psicólogos fazer. Personalidade psicologia olha para os padrões de pensamentos, sentimentos e comportamentos que tornam uma pessoa única. Algumas das teorias mais conhecidas em psicologia são dedicados ao tema da personalidade.

Mecanismos de Defesa
Psicossocial de Erikson Teoria
Psicossexual teoria de Freud
Arquétipos de Jung
Psicogênica de Murray Teoria das Necessidades
Necessidades neuróticas
Teoria Psicanalítica de Personalidade
O “Big Five” Teoria da Personalidade
Teoria traço de personalidade
Vídeo: Vista geral de teorias do traço
Vídeo: O que é o desenvolvimento psicossexual?
O que é personalidade?

 Teorias Psicossociais

Psicologia social está focada em ajudar-nos a compreender e explicar o comportamento social. As teorias sociais são geralmente centrada em fenômenos sociais específicos, incluindo o comportamento do grupo, comportamento pró-social, influência social, amor e muito mais.

Ator-Observador de Bias
Altruísmo
Bystander Effect
Conformidade
Conformidade
Efeito halo
Heroísmo
Teorias de Liderança
Ame
Obediência
Comportamento pró-social
Regra da Reciprocidade
O que é Psicologia Social?

Teorias de Aprendizagem

Teorias da aprendizagem se concentrar em como as pessoas aprendem e adquirir novos conhecimentos. Este é um tema interdisciplinar de interesse que muitas vezes se baseia em informações de psicologia, educação, design instrucional, e outras áreas.

Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner
Estilos de Aprendizagem junguianos
Estilos de Aprendizagem de Kolb
Teoria da aprendizagem social
Estilos de Aprendizagem VARK
O que é Aprendizagem Experiencial?

2018-01-14T14:06:03+00:00

About the Author:

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), é Psicólogo (CRP/06 109086) e Bacharel em Psicologia (Universidade Cruzeiro do Sul) e Mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP) e Atua principalmente nas áreas de Psicologia Escolar/Educacional, Psicologia Cognitiva, Neurociência Cognitiva e Psicologia do Desenvolvimento Humano. É fundador do Psicologia Explica e suas especialidades incluem: desenvolvimento cognitivo e da linguagem, alfabetização, desenvolvimento e educação infantil e avaliação de habilidades cognitivas.