Sobre o Portal Psicologia Explica

Renan SargianiOlá, meu nome é Renan Sargiani, eu sou Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Eu sou Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Desde o começo da minha graduação em Psicologia tenho focado meus estudos em questões relacionadas ao Desenvolvimento Humano e a Educação. Mais especificamente meu interesse está relacionado ao desenvolvimento da linguagem e suas relações com a aquisição de conhecimentos.

A partir de meu mestrado passei a concentrar meus estudos em aprendizagem da linguagem escrita (alfabetização) na perspectiva da Psicologia Cognitiva da Leitura, investigando os processos cognitivos e as fases do desenvolvimento envolvidas nessa aquisição. Esses meus estudos levaram-me também a adquirir experiências em Neurociências Cognitivas que tem me possibilitado ampliar meus campos de estudos.

Eu tenho me especializado cada vez mais no estudo do desenvolvimento humano e suas interfaces com a Educação, o que tem me permitido uma ampla experiência em diferentes níveis educacionais. No entanto, eu tenho me focado cada vez mais na Educação Infantil, que compreende um período crucial no desenvolvimento humano.

Como esse blog começou?

Eu sempre gostei muito de escrever, eu acredito que a escrita me possibilita refletir melhor sobre meus próprios pensamentos, sentimentos e ações. Antes de ingressar na faculdade eu costumava escrever muitos contos, poemas e crônicas, mas a ideia de criar um blog surgiu apenas quando eu já tinha encerrado minha graduação em Psicologia.

Durante toda a minha graduação, quando eu procurava sobre Psicologia na internet eu sempre encontrei muitos sites e blogs cujas fontes de informação não eram muito confiáveis ao tratar de conceitos psicológicos ou que apenas reproduziam os mesmos conteúdos ou notícias de outros sites.

Por outro lado, também observei e escutei queixas de colegas de que a maioria dos artigos científicos são escritos de uma maneira complicada para leitores iniciantes ou leigos em Psicologia e que procuram ajuda na internet, o que dificultava ainda mais o acesso a informações de qualidade.

Assim, surgiu a ideia de criar um blog que pudesse ser preciso nas informações e ao mesmo tempo claro para que todos pudessem entender, sendo uma fonte confiável e fácil acesso sobre importantes contribuições da Psicologia para o nosso dia a dia.

Por que Psicologia Explica?

Eu criei esse blog em 05 de janeiro de 2012 como um espaço para divulgar e discutir notícias, resultados de pesquisas e servir como um ponto de apoio e informações para alunos de Psicologia e interessados nessa área do conhecimento. Eu valorizo muito a Psicologia enquanto ciência e acredito que ela pode contribuir muito para o nosso cotidiano, sem, contudo ser um bicho de sete cabeças difícil de ser entendido como muita gente pensa.

Por esta razão o nome Psicologia Explica tem o intuito de chamar a atenção para como a Psicologia tem muitas informações importantes, baseadas em evidências científicas, para ajudar a explicar diferentes aspectos da nossa vida.

A Psicologia é uma área científica muito ampla que, em síntese, estuda como a mente funciona e, portanto, como as pessoas pensam, sentem, se comportam, se relacionam, etc. Quando falamos em Psicologia estamos falando de uma ciência, ou seja, uma forma de conhecer a mente humana a partir do método científico. No entanto, essa ciência também tem aplicações práticas e é a base da profissão do Psicólogo, que usa esses conhecimentos científicos para ajudar as pessoas a viverem melhor, de forma mais saudável, seja consigo mesmas ou nos seus relacionamentos com outras pessoas.

A Psicologia é uma ciência pluralista com uma grande gama de áreas e abordagens teóricas, algumas vezes convergentes, outras vezes divergentes. Como prática profissional a Psicologia também é pluralista e você poderá encontrar psicólogos clínicos, escolares, do trabalho, comunitários e etc. Nesse sentido, o blog Psicologia Explica também é um espaço pluralista e aqui você poderá encontrar um espaço para discutir diversos assuntos com diferentes olhares e opiniões.

Minha experiência com meus colegas durante a graduação e com meus alunos me levaram a crer que um espaço como esse blog poderia ser útil para que pudéssemos discutir e encontrar informações mais claras sobre a Psicologia, o que nem sempre é fácil de encontrar quando estamos nos primeiros anos da faculdade. Explicar significa fazer com que fique claro e compreensível e esse é nosso principal objetivo: fazer com que os conhecimentos psicológicos fiquem mais compreensíveis e acessíveis.

O Psicologia Explica passou por muitas mudanças nesses anos de existência e que me permitiram aprender muito com os leitores e ensinar também, tornando-se um espaço cada vez mais significativo para trocas de informações sobre a maravilhosa ciência que é a Psicologia. Dentre essas mudanças, alguns colegas começaram a escrever também nesse blog e você poderá encontrar seus artigos sobre temas nos quais eles são especialistas ou estão se especializando.

Missão do blog Psicologia Explica

Fornecer conteúdo de qualidade para os estudantes de psicologia e psicólogos, assim como ajudar na valorização e divulgação da ciência Psicológica e da profissão de Psicólogo no Brasil.

Visão

Ser o principal canal de comunicação da comunidade  da Psicologia no Brasil e reunir alunos e profissionais em um só lugar para promover um debate sobre os rumos de nossa ciência e profissão e tornar os conhecimentos da Psicologia mais acessíveis a todos.

Valores em que se baseia o blog

✔ Ética profissional
✔ Qualidade da informação
✔ Compromisso com a Psicologia enquanto Ciência e Profissão
✔ Confiabilidade
✔ Respeito a liberdade de expressão

Eu espero que você seja muito bem-vindo ao Psicologia Explica e possa encontrar o que procura. Você pode querer contribuir conosco com textos e informações, para isso pode nos enviar um email  para contato@psicologiaexplica.com.br ou preencher o nosso formulário de contatos. Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para receber nossas novidades.