Símbolos da Psicologia: letra Psi, anel, cor e juramento

2
122310

Você já reparou que algumas profissões costumam ter algum símbolo que as identifique e esses símbolos sempre têm algum significado. A Psicologia tem um símbolo muito famoso que parece um tridente, mas você sabe o que significa o símbolo da Psicologia? Você sabia que no Brasil a Psicologia têm 4 símbolos oficias: letra Psi, anel, cor e o juramento.

O que significa o símbolo da psicologia?

psy-symbolQuando você começa a estudar psicologia demora pouco tempo até que você se familiarize com professores e colegas que usam uma espécie de tridente (como na imagem ao lado) ao invés de escrever “Psicologia”. Esse costume de algumas pessoas não é por acaso. Aliás,  se você reparar bem na logomarca do Psicologia Explica você verá que dentro da lâmpada existe um tridente também representando a Psicologia.

A razão para isso é bem simples, esse tridente é o símbolo universal da Psicologia, mas ele não é bem um tridente. Na verdade, esse tridente é uma letra grega e tem um nome “Psi”. Assim já fica fácil imaginar o porquê essa letra foi escolhida para representar a PSIcologia. Afinal é muito mais fácil escrever apenas uma letra do que a palavra inteira.

Alías algumas pessoas chegam inclusive a usar a letra Psi mais a letra grega Alfa para abreviar a escrita  de psicanálise, mas isso é menos comum.

Algumas pessoas acreditavam que a escolha do tridente para simbolizar a psicologia estava de certo modo relacionada a demônios e forças ocultas. Essa crença embora esteja errada, está baseada em fatos históricos, pois em alguns períodos históricos as doenças mentais foram associadas ao diabo. Como a Psicologia é muito relacionada ao estudo e tratamento de doenças mentais, algumas pessoas acreditavam que os psicólogos adotaram o tridente como seu símbolo oficial como uma forma irreverente de enfrentar as doenças mentais.

Contudo, é muito fácil perceber que a palavra Psicologia tem sua origem no grego, em que Psique significa mente, alma ou borboleta dependendo do contexto, mas em nosso caso é mente e logos é igual a estudo ou conhecimento. Dessa forma Psicologia é o estudo da mente. Nada mais natural do que a forma mais simples de abreviar uma palavra seja suas primeiras letras e no caso da Psicologia, sua primeira letra em grego, ou seja, a 23a letra do alfabeto grego, a letra Psi.

Os símbolos da Psicologia no Brasil

A letra Psi é um símbolo universal da Psicologia, mas no Brasil o Conselho Federal de Psicologia determinou em 31 de março de 2006 na resolução CFP Nº 002/2006, mais dois símbolos (cor e pedra) e o juramento dos formandos em Psicologia.

Na resolução do CFP, como já era esperado a letra grega “Psi” foi oficialmente declarada o símbolo oficial da Psicologia no Brasil.Além disso, nessa resolução ficou definido que a cor azul é a cor oficial para a faixa da beca dos formandos do curso de graduação em psicologia.

Também ficou definido na resolução do CFP o juramento oficial dos formandos em Psicologia, esse juramento deve ser feito na colação de grau que é um evento público oficial que formaliza a conclusão de um curso superior. Todos os formandos em Psicologia devem repetir esse juramento na ocasião da colação de grau.

“Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições.”

Na resolução do CFP ainda ficou definido que a pedra lápis-lazúli, uma pedra de coloração azulada, é a pedra oficial a ser utilizada no anel de formatura dos psicólogos.

Por que a pedra lápis-lazúli é a pedra oficial dos Psicólogos?

A pedra lápis-lazúli  (Em latim, lápis lázuli significa “pedra azul”) é uma pedra não tão famosa quanto outras pedras como as safiras, diamantes e esmeraldas, porém é uma pedra repleta de lendas e histórias e associada ao misticismo e a realeza.

Essa pedra era muito utilizada no Egito Antigo e era considerada como a pedra favorita dos faraós egípcios. Devido a sua tonalidade azul escuro e opaca ela era considerada a cor dos deuses e a mensageira dos céus, podendo ser encontrada em muitas joias e artefatos dessa época.

Existem várias referências históricas de que o lápis-lazúli foi associado ao poder, a realeza, ao misticismo, a mente. Muitos acreditavam que essa pedra trazia o poder da clarividência e da intuição e, geralmente ela era usada em meditações, pois servia como um purificador mental e espiritual. Além do que, existia a crença de que o lápis lázuli ajudava as pessoas a desenvolverem a estabilidade e o poder da mente.

É claro que no caso da Psicologia a escolha dessa pedra não está associada com esses significados mais espirituais e religiosos, mas sim por  sua associação com a mente.

Dia do Psicólogo

Ah, vale lembrar que embora não seja um símbolo, a Psicologia também é lembrada no Dia do Psicólogo que no caso do Brasil é no dia 27 de agosto, lembrando que nesta data no ano de 1962 a profissão de psicólogo foi reconhecida legalmente na lei 4.119. Cada país tem seus próprios motivos para comemorar o dia do Psicólogo e essa data então pode variar, mas existe em vários países.

Atualização:

Após a publicação desse artigo alguns leitores portugueses gentilmente contribuíram para a melhoria desse artigo ao informar que em Portugal a cor oficial da Psicologia é o laranja como pode ser visto no símbolo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Outros leitores brasileiros ainda contribuíram ao falar que em algumas universidades a cor utilizada é o verde, pois os cursos de Psicologia se inserem na área da saúde que tradicionalmente usa o verde (como na Medicina). Já outros leitores disseram que a cor da Psicologia era o roxo ou lilás e a pedra ametista, principalmente nos anos 1990 e no Rio de Janeiro.

Quero ressaltar apenas, que a resolução do CFP sobre a cor oficial é de 2006, então algumas universidades preferem ainda hoje manter as tradições. Além disso, a resolução foi feita para tentar padronizar isso, tanto é que lê-se na resolução “CONSIDERANDO a possibilidade e o interesse de, paulatinamente, se ir criando uma uniformidade dos símbolos da profissão que possa ser aspecto fortalecedor da identidade dos psicólogos no Brasil”.

Essas diferenças mostram o quanto a Psicologia é uma ciência rica e composta pela diversidade. Muito obrigado pelas contribuições, vocês ajudam a Psicologia a crescer e ficar cada vez mais forte.

O que você achou desse artigo, você já sabia que a Psicologia tem seus próprios símbolos? Deixe seus comentários e compartilhe essa informação com seus amigos.

 

Dúvidas, Críticas ou Sugestões? Escreva um comentário, queremos saber sua opinião!

comentários

COMPARTILHAR
Renan Sargiani

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), é Psicólogo (CRP/06 109086) e Bacharel em Psicologia (Universidade Cruzeiro do Sul) e Mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP) e Atua principalmente nas áreas de Psicologia Escolar/Educacional, Psicologia Cognitiva, Neurociência Cognitiva e Psicologia do Desenvolvimento Humano. É fundador do Psicologia Explica e suas especialidades incluem: desenvolvimento cognitivo e da linguagem, alfabetização, desenvolvimento e educação infantil e avaliação de habilidades cognitivas.

  • Edna Tamires Ribeiro

    Eu me formei em 1994,e a cor da pedra era verde,mas sempre vão ocorrer mudanças ,gostei do texto,é sempre bom saber sobre o que está acontecendo de novo na Psicologia…..!!!

  • Pingback: PSICOLOGIA – PSICOLOGIA()