Participe

POLÍTICA PARA ENVIO E PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NO BLOG

SOBRE O ENVIO DE ARTIGOS

1. Todos os artigos enviados para o Blog Psicologia Explica serão revisados por no mínimo dois pareceristas, com o objetivo de verificar:

A – Ortografia, Coesão e Coerência;

B – Adequação aos pressupostos teóricos da ciência psicológica;

C – Relação com as temáticas tratadas no blog.

D – Habilidade do autor de ilustrar o texto com exemplos práticos (como trechos de músicas, casos clínicos, poemas, ou provérbios etc.).

1.1. Os pareceristas poderão:

(1) aprovar o artigo,

(2) aprovar com a solicitação de modificações ou

(3) recusar o artigo.

1.2. Os pareceristas serão escolhidos de acordo com a proximidade do tema abordado nos artigos.

1.3. Somente serão publicados artigos inéditos, não será aceito conteúdo já publicado em outros meios de comunicação, seja internet ou revistas impressas.

1.4. No caso de partes do artigo serem retiradas (copiadas) de outros artigos (mesmo que do site ou blog do próprio autor) devem ter as fontes originais citadas no corpo do artigo e na lista de referências no final do artigo.

1.5. Não serão publicados conteúdos com menos de 250 palavras.

1.6. Artigos muito grandes (mais de 2000 palavras) devem ser divididos em artigos menores criando uma série de publicações (Parte 1, Parte 2 e etc).

1.7. É necessário que os artigos sigam uma estrutura lógica com começo, meio e fim, e sem erros ortográficos.

1.8. Recomendamos que os artigos explicitem os conhecimentos da Psicologia. Todos os conceitos utilizados devem ser definidos e referenciados.

1.9. Não garantimos a publicação de todos artigos enviados para a análise.

1.10. O autor tem o direito de reenviar artigos recusados para nova análise sempre que desejar, desde que sejam feitas as correções solicitadas pelos pareceristas.

SOBRE OS TEMAS DOS ARTIGOS

2. O Psicologia Explica trata dos diversos temas nos quais a Psicologia apresenta contribuições enquanto ciência e profissão. A organização dos temas no site é feita de acordo com as seguintes categorias:

a) autoconhecimento: em psicologia “autoconhecimento” se refere ao conhecimento que temos sobre nós mesmos, isso inclui aspectos emocionais, cognitivos e executivos. Nessa categoria inclui-se artigos que busquem a promoção do desenvolvimento pessoal e o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. Dessa forma, podem ser tratados temas como personalidade, emoções e sentimentos, motivação, autoconceito, autoestima e relacionamentos amorosos e profissionais.

b) ciência e profissão: a psicologia é ao mesmo tempo uma ciência e uma prática profissional, dessa forma nessa categoria inclui-se artigos que tratam tanto de aspectos teóricos e metodológicos da Psicologia enquanto ciência, como áreas de atuação, conceitos básicos e avançados, teorias e biografias de teóricos, bem como aspectos relativos a profissão e formação do psicólogo, isso inclui regulamentações dos Conselhos de Psicologia, Leis, Tabela de Honorários, dicas e guias para estudantes de psicologia, resenhas e resumos.

c) educação: a educação é um campo de grande que mantem estreitas relações com a Psicologia, nesta categoria serão discutidos temas de educação formal (na escola) ou informal em outros ambientes nos quais a Psicologia pode contribuir, especialmente nos processos de ensino e de aprendizagem. Isso inclui alfabetização, educação infantil, métodos de ensino, dificuldades de aprendizagem, estilos de aprendizagem, metacognição.

d) família: nesta categoria são incluídos artigos que tratem de temas relacionados a família, tais como maternidade, paternidade e parentalidade, relações de casais, relações familiares e desenvolvimento humano & ciclo vital (incluindo desde a gestação até a morte).

e) saúde e bem-estar: nesta categoria são incluídos artigos que busquem a promoção da saúde mental e do bem-estar físico e psicológico. Fazem parte dessa categorias temas como psicopatologias, relaxamento, atividades físicas, esportes e nutrição.

f) terapia: uma importante prática da Psicologia enquanto profissão é a psicoterapia, nessa categoria são discutidos artigos que discutam as diferentes teorias e técnicas psicoterápicas, bem como aspectos gerais que esclareçam dúvidas de pacientes/clientes e esclareçam pontos acerca da prática psicoterapêutica e de diagnósticos.

2.1. Ao enviar um artigo o candidato poderá escolher qualquer um dos temas que se enquadrem nas categorias do blog, desde que o artigo apresente uma compreensão baseada na ciência psicológica.

SOBRE OS COLUNISTAS

3. O primeiro artigo aprovado será publicado como um artigo de autor convidado.

3.1. Após a publicação do 2º artigo no Psicologia Explica, o autor será convidado a integrar a equipe do Psicologia Explica como colunista.

3.2. Os colunistas poderão escrever temas em quaisquer categorias, mas preferencialmente deverão escolher uma categoria que esteja relacionada a sua área de atuação, podendo contribuir de forma mais especializada.

3.3. Cada colunista poderá escolher um nome para sua coluna no blog Psicologia Explica. O nome da coluna deve sumarizar o conteúdo principal (tema) sobre o qual o colunista irá desenvolver em suas postagens no blog.

3.4. Os artigos de colunistas serão avaliados com os mesmos critérios dos artigos de autores convidados.

3.5. Os colunistas se comprometem a escrever para o blog em um artigo novo por semana, quinzena ou mês, de acordo com a sua disponibilidade o que será acordado com a equipe do Psicologia Explica previamente.

3.5.1. Os artigos de colunistas devem ser entregues pelo menos uma semana antes do prazo para serem publicados, uma vez que também serão revisados por pareceristas.

3.6. Caso os colunistas deixem de entregar artigos para suas colunas, a coluna será extinta, mas os artigos permanecerão publicados no site.

POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO E RESPONSABILIDADES

4.1. É vetada a publicação de conteúdos de caráter pornográfico, racista, abusivo, ameaçador, obsceno, difamatório ou assuntos que infrinjam quaisquer leis brasileiras ou internacionais ou que prejudiquem de qualquer forma outras pessoas.

4.2. Todas as opiniões expressas nos artigos não refletem as ideias e opiniões do Blog Psicologia Explica enquanto instituição, mas sim de seus respectivos autores que serão identificados sempre ao fim dos artigos publicados.

4.3. Os autores/colunistas não receberão nenhum montante financeiro do Psicologia Explica e também não terão participação em quaisquer receitas advindas do blog.

4.4. O administrador (Renan Sargiani) não garante qualquer tipo de retorno, seja ele financeiro ou de reconhecimento, bem como não se responsabilizará pelos conteúdos e ideias expostas nos artigos publicados.

4.5. Todas as obrigações financeiras (hospedagem, domínio, impostos e outras) ligadas direta ou indiretamente ao blog serão de responsabilidade do administrador, estando os autores /colunistas isentos destas obrigações.

4.6. Não existem obrigações ou vínculos trabalhistas de qualquer natureza, sendo esta uma atividade voluntária.

4.7. Não havendo vínculos, o autor/colunista poderá deixar de colaborar com artigos a qualquer momento, sendo apenas solicitado que informe ao administrador para a desativação de sua coluna.

4.7a. Caso o autor/colunista desista de colaborar com o Psicologia Explica, não é possível solicitar a remoção de artigos já publicados.

4.8. Os direitos autorais dos artigos permanecem sendo dos autores, no entanto como o Psicologia Explica foi o veículo de publicação original, é vetada a publicação de partes do artigo ou dele inteiro sem as devidas referências ao Psicologia Explica, o que inclui o link original da publicação.

4.9. O administrador reserva o direito de remover o artigo em caráter de emergência e notificar o autor, caso os artigos infringiam quaisquer umas das regras anteriores, incluindo no caso de plágios, denúncias ou contestações.

4.10. O autor/colunista se compromete a, sempre que possível, responder os comentários realizados pelos visitantes sobre seus artigos publicados, levando sempre em consideração que nem sempre os comentários serão positivos.

4.11. Os comentários do Psicologia Explica poderão ser moderados pelo administrador caso seja necessário, como nos casos de desrespeito ou difamação.

4.12. O envio do artigo para publicação por nossa equipe configura no aceite automático deste termo e de suas regras aqui definidas.

4.13. Os autores/colunistas devem enviar uma cópia desse termo assinada e datada por email para o administrador como garantia de que concordam com os termos.