O que são classes de respostas?

O que são classes de respostas?

Pensei em fazer um texto mais rápido hoje, só para falar sobre um termo muito conhecido entre os comportamentalistas, mas de modo geral pouco falado. Estou me referindo ao termo classes de respostas, que se refere a um conjunto de respostas que tem diferentes topografias (formas), mas que mantém entre si algo em comum: todas elas produzem uma mesma consequência na relação com o meio, ou seja, tem uma mesma função. Em síntese, todo comportamento operante é uma classe de respostas que têm uma mesma função.

Assim, eu posso bater na porta com uma mão, duas mãos, bater palmas, tocar a campainha ou ainda gritar e eu provavelmente serei atendido. Foram diferentes respostas que me levaram a mesma consequência, se eu for atendido em uma delas é mais provável que eu continue utilizando essa forma de resposta em situações futuras, do que aquelas em que não fui reforçado. Na verdade, quando falamos em comportamento operante estamos falando necessariamente de classes de respostas, as consequências destas respostas e as alterações que são promovidas por essas consequências.

Para ilustrar esse conceito tão importante, que está relacionado com outros conceitos mais complexos que não irei trabalhar aqui hoje, peguei como exemplo uma situação do desenho Uma família da Pesada (Family Guy). Nesse trecho você verá o bebê Stewie tentando várias respostas diferentes para atingir um único objetivo. Veja se você conseguiu entender o conceito analisando o vídeo. Não esqueça de dar sua opinião.

2018-01-14T14:06:20+00:00

About the Author:

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), é Psicólogo (CRP/06 109086) e Bacharel em Psicologia (Universidade Cruzeiro do Sul) e Mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP) e Atua principalmente nas áreas de Psicologia Escolar/Educacional, Psicologia Cognitiva, Neurociência Cognitiva e Psicologia do Desenvolvimento Humano. É fundador do Psicologia Explica e suas especialidades incluem: desenvolvimento cognitivo e da linguagem, alfabetização, desenvolvimento e educação infantil e avaliação de habilidades cognitivas.