• Danrley Tenorio

    aqui em alagoas tem uma lei de ter pelo menos 1 psicologo escolar,e ja tem um bom tempo,sendo que até hoje essa lei não é cumprida :/

    • sargiani

      Oi Danrley, muito obrigado por esse feedback. É uma pena que essa lei não funcione para todos ainda no Alagoas, mas já acho um avanço do seu estado. Ainda não são todos os estados com leis como essa, em São Paulo, por exemplo, o governador vetou em 2013 a lei que aprovaria psicólogos na educação. Acho que nós psicólogos deveriamos mostrar mais a importância da psicologia escolar e educacional e lutar pela presença de psicólogos em ambientes escolares.

  • Pingback: O que faz um psicólogo na escola? | Renan Sargiani()

  • Haabh Sales

    Oi Renan, tenho 17 anos e ano que vem entrarei na faculdade. Pretendo fazer psicologia, mas tenho algumas dúvidas e adoraria que você me esclarecesse. Meu desejo é trabalhar na área da educação e gostaria de saber se devo fazer bacharelado ou licenciatura? Eu não faço idéia do caminho que devo traçar para me tornar uma psicóloga educacional. Me ajuda?!

    • sargiani

      Olá Haabh, me desculpe pela demora em responder. Para se tornar uma psicóloga educacional você precisa se formar como psicóloga, o que significa fazer o curso completo de 5 anos, em algumas faculdades você pode se formar licenciada com 3 anos, bacharel com 4 e psicóloga com 5 anos. Veja, quando você for prestar o vestibular normalmente se presta o vestibular diretamente para a formação completa em psicologia, o que te torna psicóloga e te habilita para trabalhar com qualquer área da Psicologia, incluindo a educacional. Dai você pode fazer cursos de especialização, mestrado e doutorado. Algumas faculdades chamam essa formação completa de “Formação de Psicólogo”, o que é um título profissional. Outras te habilitam da mesma forma só que te dão um título de “Bacharel em Psicologia”. Algumas vezes as faculdades encerram o bacharelado (no 4o ano) antes da formação de psicólogo (no 5o ano), nesse caso você tem dois diplomas (meu caso), só que apenas o de formação de psicólogo te habilita a atuar como psicólogo. A licenciatura é opcional na maior parte das faculdades e te habilita apenas a dar aulas no ensino médio e técnico. Ou seja, para você ser uma psicóloga educacional, deve fazer o curso inteiro de psicologia (5 anos) e depois as especializações que quiser. Apenas a licenciatura ou bacharelado não necessariamente te habilitam como psicóloga. Você acaba trabalhando com Psicologia Educacional, mas de uma forma indireta. Não sei se fui claro, mas se tiver alguma dúvida é só perguntar. Boa sorte no seu caminho!!