O que é consciência fonêmica e como desenvolvê-la?

O que é consciência fonêmica e como desenvolvê-la?

A consciência fonêmica é a habilidade de ouvir, identificar e manipular individualmente os menores sons da fala, isso é, os fonemas. Antes das crianças começarem a ler, elas precisam se tornar conscientes de que letras representam os sons da fala. Diversos estudos brasileiros e estrangeiros, na área de Psicologia Cognitiva da Leitura, têm demonstrado que a consciência fonêmica é uma habilidade essencial e que facilita a aprendizagem da linguagem escrita.

Por que a consciência fonêmica é importante?

  • Ajuda as crianças a aprenderem que letras representam os sons da fala.
  • Ajuda as crianças na decodificação e na compreensão das palavras.
  • É uma das preditoras do bom desempenho em leitura e escrita.
  • Muitas crianças com dificuldades de leitura têm dificuldades em consciência fonêmica e em outras habilidades do processamento fonológico.
  • Facilita o desenvolvimento do vocabulário e da consciência das palavras.

A consciência fonêmica pode ser desenvolvida por meio de atividades como:

Identificação e categorização de sons.

Ex.: Quanto sons você ouve na palavra “bala”, vamos bater palmas para cada som que a gente ouve? E a palavra “bola” que sons a gente ouve nessa palavra? Ela é diferente de “bala” por quê?

Qual dessas palavras não começa com o mesmo som?

Combinação dos sons para formar palavras.

Ex.: Que palavra eu estou tentando dizer? – “bbbb-ooo-llll-a”.

Subtração ou adição de fonemas para formar palavras novas.

Ex.: Como fica a palavra “amora” se eu tirar o último som? = amor. Como fica a palavra “luva” se eu tirar o primeiro som? =  uva.

Substituição dos sons para formar palavras novas.

Ex. Como fica a palavra “bolo” se eu mudar o último som para “a”? = bola. E se eu trocar o outro “o” por “a”? = “bala”

A instrução em consciência fonêmica é mais efetiva quando….

….Os alunos são ensinados a manipular os fonemas usando as letras do alfabeto, figuras e/ou espelhos para que possam ver como fica a boca quando elas falam cada som das palavras. As crianças precisam de um apoio visual para conseguir reconhecer os fonemas, uma vez que é mais fácil identificar as sílabas do que os fonemas em idiomas como o português.

A instrução fonêmica é mais eficaz quando se trabalha apenas com um ou dois tipos de atividades por vez e não com várias ao mesmo tempo. É mais eficaz se concentrar em um ou dois tipos de exercícios primeiro, só quando a criança dominar essas tarefas é que deve-se passar para outros exercícios.

Quando começar a treinar a consciência fonêmica?

Não há uma idade mínima para se treinar o reconhecimento de fonemas, mas estudos apontam que é mais eficaz treinar a consciência fonêmica na Educação infantil e no 1º ano para favorecer a aprendizagem de leitura. Como as atividades são muito parecidas com jogos, as crianças, mesmo as mais jovens, gostam e se divertem muito com essas atividades. Assim é importante e recomendável treinar desde muito cedo essa habilidade que favorecerá a aprendizagem de leitura e escrita nos anos posteriores.

2018-01-14T14:06:20+00:00

About the Author:

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), é Psicólogo (CRP/06 109086) e Bacharel em Psicologia (Universidade Cruzeiro do Sul) e Mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP) e Atua principalmente nas áreas de Psicologia Escolar/Educacional, Psicologia Cognitiva, Neurociência Cognitiva e Psicologia do Desenvolvimento Humano. É fundador do Psicologia Explica e suas especialidades incluem: desenvolvimento cognitivo e da linguagem, alfabetização, desenvolvimento e educação infantil e avaliação de habilidades cognitivas.