Dia Internacional da Alfabetização – 08/09/2016

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Hoje dia 08/09 é um dia muito importante, criado pela ONU e pela UNESCO, para estimular e conscientizar sobre a importância da alfabetização no mundo todo. Garantir que todas as pessoas aprendam a ler e a escrever é imprescindível para que tenhamos sociedades democráticas mais justas e igualitárias.

Crianças, adultos ou idosos, todos podem aprender a ler e a escrever, o que realmente importa é aprender sobre como funciona o sistema de escrita, ou seja, aprender como as letras representam os sons das palavras.


Nos últimos 40 anos uma verdadeira Ciência da Leitura tem se consolidado com base em evidências de pesquisas que nos mostram como as pessoas realmente aprendem a ler e escrever e os melhores métodos para ensiná-las.

Embora no Brasil muito do que se tem produzido nessa Ciência da Leitura, não seja utilizado pelas escolas, é apenas ignorado, rejeitado e quem tenta utilizá-los sofre preconceitos, tudo em virtude de teorias antigas que não representam a realidade e contribuem apenas para a reprodução do fracasso escolar.

Como consequência, nós observamos entristecidos esse alto número crescente de crianças e adolescentes que apesar de estarem nas escolas por anos, mal aprendem a ler frases inteiras.

É nosso dever continuar lutando para que todas as criança tenham acesso a uma educação de qualidade, com métodos de ensino baseados em evidências de pesquisas, não apenas em opiniões ou ideologias.

Celebremos o dia de hoje como um marco para novos avanços em prol da alfabetização para todos.

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Renan Sargiani
Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), é Psicólogo (CRP/06 109086) e Bacharel em Psicologia (Universidade Cruzeiro do Sul) e Mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP) e Atua principalmente nas áreas de Psicologia Escolar/Educacional, Psicologia Cognitiva, Neurociência Cognitiva e Psicologia do Desenvolvimento Humano. É fundador do Psicologia Explica e suas especialidades incluem: desenvolvimento cognitivo e da linguagem, alfabetização, desenvolvimento e educação infantil e avaliação de habilidades cognitivas.