COMO FALAR EM PÚBLICO: PERCA SEU MEDO E APRENDA A SE COMUNICAR

0
736

Por Luana Santos

 

Responsável por causar insegurança e nervosismo em apresentações públicas, o medo pode te impedir de se desenvolver profissionalmente

 

Seja na escola ou no trabalho, é comum nos depararmos ao longo de nossas vidas com o medo de falar ou apresentar algo em público.

A ansiedade e o nervosismo dominam aqueles que sofrem deste mal, o que resulta diretamente no bloqueio do desenvolvimento, fazendo com que muitas pessoas percam grandes oportunidades.

Entretanto, existem algumas maneiras de dominar o receio e encarar as situações da melhor maneira possível, desfrutando das oportunidades para o crescimento pessoal e profissional.

 

PREPARE-SE

Uma boa maneira de evitar constrangimentos ao falar em público, é preparando-se bem e prevenindo-se de qualquer imprevisto.

Quando você domina o conteúdo sobre o qual vai falar, as chances de precisar improvisar são menores, o que contribui para diminuir os níveis da insegurança, grande responsável pelo medo.

É preciso estar preparado para os possíveis questionamentos da plateia, portanto, tente elaborar sua apresentação respondendo as possíveis perguntas previamente.

Treinar em voz alta, na frente do espelho ou até mesmo gravar as apresentações podem ser alternativas para minimizar as chances de errar na hora de falar em público.

Estes exercícios permitem que você consiga identificar onde estão suas falhas, como: postura, tom de voz ou domínio do conteúdo. Assim, você pode corrigi-las antes de apresentá-las.

Organize suas ideias em um Power Point, assim ficará mais fácil de determinar as informações que serão passadas e te dará um auxílio caso você esqueça alguma informação.

O controle da respiração também é extremamente importante nestes momentos. A falta de ar nos momentos de tensão podem desconcentrá-lo e tornar a fala embaralhada.

DOMINE A ANSIEDADE

Grande inimiga das apresentações públicas, a ansiedade pode transformar estes momentos ainda mais aterrorizantes para quem sofre deste mal.

Ela é responsável por te fazer imaginar situações fantasiosas, e criar paranoias em sua cabeça. Frases como: “vai dar tudo errado” ou “vão rir de mim” são comuns para os ansiosos.

É preciso concentrar-se para dominar este problema e evitar que ele tome conta de você no dia da apresentação.

Algumas maneiras de se prevenir é evitar alimentos e bebidas energéticas como refrigerantes à base de cola ou o café e realizar exercícios de respiração e relaxamento.

Os pensamentos positivos também podem ser grandes aliados para aliviar a tensão do momento. Deve-se acreditar que tudo correrá bem e que você conseguirá transmitir as informações de maneira clara e objetiva.

 

TRABALHE A AUTO CONFIANÇA

Você deve acreditar no seu trabalho e que o que você tem a dizer é relevante para a vida daquelas pessoas que se encontram ali presentes. Este é o primeiro passo para o sucesso da apresentação.

Uma pessoa segura e confiante transmite isso através de sua postura, tom de voz e até mesmo por sua expressão facial, ganhando credibilidade com seu público.

Para adquirir essas habilidades, é necessário preparação e domínio sobre o assunto que vai falar, evitando desviar-se do tema principal, sendo objetivo e conciso nas informações transmitidas.

 

TENHA FOCO

Durante as apresentações, é preciso manter-se atento a todas as informações para que nada passe despercebido.

É necessário que os conteúdos sejam passados de forma clara, com a linguagem adequada para o tipo de público presente. Deve-se evitar palavras rebuscadas e de difícil entendimento.

Evite se distrair com a plateia, caso prefira, mantenha o olhar em um ponto fixo do local, isso ajudará a manter o foco, sem prender-se às reações do público.

Tenha em mente que seu público nem sempre vai ser especialista no assunto, portanto, não tenha medo de errar e caso isso aconteça, não se envergonhe se precisar corrigir.

Os discursos devem ser encarados como oportunidade de evolução e aprendizado. Esteja sempre aberto a comentários e críticas, sejam elas positivas ou negativas.

Para aqueles que desejam se aperfeiçoar nos discursos e apresentações, existem ainda cursos de oratória, que te auxiliam a desenvolver habilidades de comunicação e a perder o medo de falar em público.

 

 

http://www.psicologosp.com/2012/08/perder-o-medo-de-falar-em-publico.html

https://estilo.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2013/09/09/siga-dez-medidas-simples-para-superar-o-medo-de-falar-em-publico.htm

http://www.elhombre.com.br/11-dicas-para-vencer-timidez-de-falar-em-publico/

http://www.escolapsicologia.com/medo-de-falar-em-publico-saiba-como-melhorar/

https://exame.abril.com.br/carreira/as-regras-definitivas-para-vencer-o-medo-de-falar-em-publico/

http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2015/02/tem-medo-de-falar-em-publico-veja-7-dicas-para-melhorar-nessa-tarefa.html

 

 

Dúvidas, Críticas ou Sugestões? Escreva um comentário, queremos saber sua opinião!

comentários

COMPARTILHAR